A Comissão Organizadora do Simpósio Internacional de Avaliação Psicológica (SIAP) faz saber que estarão abertas as inscrições para submissão de trabalhos científicos do dia 27/05/2021 até o dia 20/06/2021 . O processo de envio de propostas de trabalhos será totalmente online, através do preenchimento do Formulário para Submissão de Trabalho.  Ao preencher o formulário, é importante ler atentamente as instruções de envio. Apenas serão analisados ​​os trabalhos daqueles que seguirem as instruções exigidas, de acordo com o modelo indicado neste edital e dentro do prazo estabelecido. Trabalhos que não atendam a todos os critérios não serão aceitos.

Modalidades de trabalhos acadêmicos

Estudo teórico: estudo crítico dedicado a analisar e discutir teorias, modelos ou formulações teóricas, tendo em vista aprimorar fundamentos teóricos na área da avaliação psicológica.

Revisão da literatura: revisões integrativas ou sistemáticas de publicações e estudos empíricos na área da avaliação psicológica.

Pesquisa empírica: pesquisas e estudos empíricos na área da avaliação psicológica, realizados com seres humanos, e que possua aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa(CEP).

Relato de Experiência: apresentação de resultados de experiências técnicas, pedagógicas ou cases relacionados à práticas nas distintas áreas profissionais, de ensino ou de trabalho em avaliação psicológica.

Estarão possibilitadas as inscrições dos trabalhos que versem sobre temas na área de avaliação psicológica e que se enquadrem em um dos seguintes eixos temáticos:

– Aspectos éticos relacionados à avaliação psicológica e testes psicológicos

– Avaliação da personalidade, inteligência e outros construtos psicológicos

– Avaliação neuropsicológica

– Avaliação psicológica baseada em evidências

– Avaliação psicológica compulsória

– Avaliação psicológica em contextos de pandemia

– Avaliação psicológica do desenvolvimento humano

– Avaliação psicológica na área do trânsito

– Avaliação psicológica na área educacional e escolar

– Avaliação psicológica na área hospitalar

– Avaliação psicológica na área forense

– Avaliação psicológica na área organizacional e de trabalho

– Avaliação psicológica na área da saúde

– Avaliação psicológica para concurso público

– Avaliação psicológica para porte de armas

– Comercialização de testes psicológicos

– Educação em avaliação psicológica

– Uso computadorizado de testes psicológicos

Modalidade de apresentação

Os resumos dos trabalhos científicos aprovados deverão ser apresentados, exclusivamente,  no formato de pôster eletrônico (e-pôster) e Pitch (vídeo gravado com 5 a 7 minutos).  Após a aprovação e divulgação dos resultados, os autores deverão preparar o e-pôster, contendo as seções: título, objetivos, metodologia, resultados, considerações e referências. A formatação para envio dos arquivos de apresentação deverão seguir, obrigatoriamente, as orientações contidas na seção “Instruções para envio do arquivo do pôster eletrônico (e-pôster) e vídeo (Pitch)” do presente edital.

A apresentação se dará durante a realização do Simpósio Internacional de Avaliação Psicológica – SIAP,  entre os dias 12 e 14 de agosto de 2021. Os autores responderão às perguntas feitas no chat pelos participantes ao longo do simpósio.

Os melhores trabalhos poderão ser convidados para a posterior publicação de um capítulo de e-book, o resultado dos trabalhos premiados será divulgado no dia 14/08/2021.

Inscrições

Poderão enviar suas propostas doutores, mestres, especialistas, profissionais liberais e alunos de graduação e pós-graduação.

As inscrições terão início no dia 27/05/2021 sendo o prazo máximo de envio até o dia 20/06/2021.

O Formulário para Submissão de Trabalho estará disponível através do link: https://forms.gle/kURjzH5rxfhbs6m19. A inscrição do trabalho será realizada mediante o preenchimento completo e envio do formulário, sendo limitada ao participante a resposta de somente um formulário.

Será enviada, via e-mail, uma confirmação do recebimento do trabalho científico e das informações respondidas. Caso não receba não o receba num prazo de 3 (três) dias, entre em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail: [email protected]

Diretrizes para as inscrições:

Primeiramente, as propostas devem ser apresentadas na forma de resumo de até 500 palavras contendo título, objetivos, metodologia, resultados e considerações, se aprovadas, devem ser apresentadas na forma de e-pôster, que por sua vez deverá conter as seções: título, objetivos, metodologia, resultados, considerações e referências. Portanto, caberá ao proponente, no momento do cadastro:

  1. Preencher o formulário de cadastro com seus dados pessoais;
  2. Escolher o tipo de submissão que, neste caso, será o e-pôster e Pitch (video);
  3. Determinar o eixo temático sobre o qual a proposta será apresentada;
  4. Anexar o resumo do trabalho, seguindo todas as normas determinadas na seção “Normatização dos trabalhos científicos”, do presente edital.

Normatização dos trabalhos científicos

Todos os resumos devem se enquadrar nas seguintes normas:

LETRA: Times New Roman

ESPAÇAMENTO: 1,5 entre linhas;

TÍTULO: Em negrito, centralizado e em caixa alta (letras maiúsculas), tamanho 12 (doze);

NOMES DO AUTOR E ORIENTADOR (se houver): Em tamanho 10, negrito e alinhado à esquerda, junto com a instituição de ensino e agência de fomento (se houver);

RESUMO: Letra tamanho 11 (onze) com no máximo 500 (quinhentas) palavras, contendo título, objetivos, metodologia, resultados e considerações.

PALAVRAS-CHAVE: Média de 3 (três), separadas por ponto;

Línguas dos artigos submetidos

Serão aceitas propostas de trabalhos para apresentação em e-poster nos seguintes idiomas: português, inglês ou espanhol.

Responsabilidades do participante

  1. O participante pode submeter até três trabalhos como autor principal e não há limite de coautoria por trabalho.
  2. É de responsabilidade do autor encarregado pela submissão da proposta incluir o nome de todos os coautores na proposta de trabalho, inserindo, também, a instituição à qual o(s) coautor(es) pertencem.
  3. Quando o resumo for aprovado, a apresentação ocorrerá por meio de imagens do Pôster e do Pitch (Vídeo gravado com 5 a 7 minutos).
  4. Os autores devem se responsabilizar pelo envio do arquivo do e-pôster e do vídeo para a apresentação do trabalho (Pitch), de acordo com as seguintes regras:
    4.1 Os arquivos (e-pôster e vídeo) deverão ser enviados, sem falta, no período entre 01 de agosto de 2021 e 08 de agosto de 2021, conforme cronograma apresentado.
    4.2 A formatação para envio dos arquivos de apresentação deverão seguir, obrigatoriamente, as orientações contidas na seção “Instruções para envio do arquivo do pôster eletrônico (e-pôster) e vídeo (Pitch)” do presente edital.

Resultado das submissões

O resultado da avaliação dos trabalhos submetidos tem previsão de publicação entre os dias 21/06/2021 e 5 de julho de 2021. Os autores serão informados sobre o resultado da avaliação através do e-mail indicado no preenchimento do formulário, cabendo a eles a certificação.

Instruções para envio do arquivo do pôster eletrônico (e-pôster) e do vídeo (Pitch)

Após a divulgação dos resultados, os autores que obtiveram o seu trabalho aprovado deverão preparar o e-pôster, contendo as seções: título, objetivos, metodologia, resultados, considerações e referências. O vídeo de apresentação do trabalho (Pitch) deverá ser gravado com 5 a 7 minutos de duração.

Os arquivos deverão seguir, obrigatoriamente, as presentes orientações:

  1. O arquivo do e-pôster deverá ser enviado para o e-mail [email protected] entre os dias 01 e 08 de agosto de 2021, (serão permitidos os formatos PDF, JPG ou PNG);
  2. O limite do e-pôster é de apenas 1 página, cujo tamanho deve ser 38,1 cm x 65,969 cm (largura x altura);
  3. Os tipos de fontes a serem utilizados serão Arial ou Calibri, com tamanho mínimo de 24 para o título, 18 para o conteúdo geral e 14 para as referências;
  4. O uso de itálico deve ser usado apenas para destacar termos em outros idiomas que não o português;
  5. A primeira e segunda linhas do e-pôster devem ter, de forma centralizada, o título do trabalho (que deve ser igual ao resumo enviado ao site do evento, escrito em maiúsculas e negrito); o (s) nome (s) do (s) autor (es) e apresentador devem ser sublinhados; e, por fim, sua (s) instituição (ões) e o endereço de e-mail do primeiro autor ou de um dos autores devem ser colocados entre parênteses;
  6. O e-pôster deve conter as seções: título, objetivos, metodologia, resultados, considerações e referências;
  7. Gráficos e imagens estáticos podem ser usados ​​em pôsteres eletrônicos.
  8. O vídeo de apresentação deverá ser gravado, pelo próprio candidato, com duração entre 5 a 7 minutos. O participante deverá salvar a gravação na plataforma Youtube no FORMATO NÃO LISTADO. Fique atento que a gravação deverá ser neste formato para que não fique pública as demais pessoas. Após realizar este procedimento, você irá enviar o link de visualização deste vídeo para a Comissão Organizadora do evento e junto com arquivo do e-pôster através do e-mail [email protected].
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