Fique atento às regras de inscrição nos minicursos:

1. Os minicursos irão acontecer online e ao vivo do dia 11 ao dia 13 de agosto do corrente ano no período da manhã de 8:30 às 11:30 h e cada um terá a carga horária de 3 horas.

2. Cada participante poderá inscrever-se em apenas um minicurso por dia, ou seja, se no dia 11 de agosto tiver 4 minicursos acontecendo ao mesmo tempo, online e ao vivo, o participante poderá inscrever-se apenas em um único no dia 11 de agosto.

3. A quantidade de vagas está limitadas a apenas 20 vagas para cada minicurso online e ao vivo.

4. No dia 02/08/2021 será enviado um link para o e-mail dos participantes para que possam se inscrever nos minicursos online e ao vivo oferecidos nos 3 dias de evento.

5. Os minicursos que puderem ser gravados ficarão disponíveis do dia 16/08/2021 ao dia 15/09/2021 para os participantes que tiverem interesse em inscrever-se neles e assisti-los integralmente. Estes minicursos terão certificação apenas se o participante inscrever-se neste e assisti-lo em formato gravado.

6. Atenção: Fique atento as datas de cada minicurso, pois nenhum participante poderá se inscrever em dois ou mais minicursos oferecidos online e ao vivo no mesmo dia. Caso isso ocorra a inscrição será automaticamente cancelada.


Data

Horário

Minicurso

Ministrante

11/08

8:30 – 11:30 h

 

Elaboração de Documentos Resultantes de Avaliação Psicológica

Dra. Vivian Lago (UNISINOS)

(CRP 07/14275)

 

Avaliação Psicológica para Concurso Público

Dra. Cristiane Faiad (UNB)

(CRP 01/8335)

 

Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI)

Dra. Denise Bandeira (UFRGS)

(07/04300)

Turma da Luria: Avaliação e Intervenção

Dr. Fernando Silveira (IPOG; Clínica Luria)

(CRP 04/26848)

12/08

8:30 – 11:30 h

 

Avaliação Psicológica na Aviação Civil

Carlos Manoel Lopes Rodrigues (UNB)

(CRP 01/21256)

Teste de Apercepção Temática: CAT-A e CAT-H

Esp. Lívia Rocha (Instituto Cantinho do Psicólogo

(CRP 15/2806)

A Avaliação Neuropsicológica: Processo, Métodos e Indicadores Clínicos

Dra. Maria Andreia Marques (UESPI)

(CRP 21/000188)

Psicodiagnóstico de Adultos

Dra. Clarisse Trentini (UFRGS)

(07/08471)

13/08

8:30 – 11:30 h

 

Avaliação Psicossocial Remota através de Plataforma AVAX

Dra. Ana Carolina Peuker (AVAX)

(07/11084)

 

Entrevista Diagnóstica para Transtornos da Personalidade

Dr. Sérgio Eduardo Silva de Oliveira (UNB)

(CRP 01/19894)

Avaliação Psicológica de Altas Habilidades/Superdotação

Dra. Tatiana de Cassia Nakano (PUC-Campinas)

(06/66947)

Teste Atenção Online (AOL): diferenciais do uso da tecnologia na avaliação da atenção

MSc. Anna Carolina Neves Lance (Vetor Editora)

(CRP 06/89318)

11/08/2021 – das 8:30 às 11:30 h

Turma da Luria – Guia Prático de Intervenção Infantil

Ministrante: Dr. Fernando Silveira

Descrição de conteúdo do curso: O objetivo deste curso é apresentar o Luria e sua aplicabilidade no contexto de crianças que apresentam atraso no desenvolvimento global. O instrumento disponibiliza Programa Prático de Atividades, Gráfico de Desempenho e Plano de Ensino individualizado, visando oito habilidades essenciais, sendo elas Atender Tarefas, Imitação, Percepção Visual, Linguagem Expressiva e Receptiva, Acadêmicas, Brincar Social e Comportamento Adaptativo.

Currículo do ministrante: Possui graduação em Psicologia e especialização em Neuropsicologia pelo CEPSIC – HCFMUSP. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco/SP, com área de concentração em Avaliação Psicológica, bolsista pela CAPES. Diretor Clínico e psicoterapeuta na Clínica Luria – Espaço Terapêutico, Desenvolvimento e Pesquisa, atuando na avaliação neuropsicológica e estimulação de indivíduos com atraso no desenvolvimento, no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos transtornos de aprendizagem e alterações comportamentais, assim como na avaliação e reabilitação neuropsicológica de adultos e idosos. Atualmente, é coordenador da Especialização em Neuropsicologia no Instituto de Pós-graduação e Graduação de Goiânia/GO – IPOG, onde também desempenha a função de supervisor de estágio profissional em Neuropsicologia. Ao lado disso, é coordenador da Especialização em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual, e autor do Turma da Luria: Guia Prático de Intervenção Infantil pela Editora Vetor.

Elaboração de Relatório e Laudo Psicológico

Ministrante: Dra. Vivian Lago

Descrição de conteúdo do curso: O mini-curso tem como objetivo apresentar as semelhanças e diferenças entre Relatório e Laudo Psicológico, abordando os objetivos e estrutura desses documentos. Serão apresentados trechos de documentos para ilustrar a discussão. 

Currículo do ministrante: Psicóloga especialista em Psicologia Jurídica, Mestre, Doutora com pós-doutorado em Psicologia pela UFRGS. Professora Assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolve trabalhos como assistente técnica em Varas de Família. Sócia proprietária da Expertise – Avaliação e Formação em Psicologia.

Inventário Dimensional de Desenvolvimento Infantil (IDADI)

Ministrante: Dra. Denise Bandeira

Descrição de conteúdo do curso: O Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) é um instrumento que avalia crianças de 4 a 72 meses por meio do relato dos pais ou de cuidadores. Inclui sete domínios de desenvolvimento: Cognitivo, Socioemocional, Comunicação e Linguagem Receptiva, Comunicação e Linguagem Expressiva, Motricidade Ampla, Motricidade Fina e Comportamento Adaptativo. Este curso se destina a profissionais que trabalham na área do desenvolvimento infantil e apresentará o IDADI e suas normas de aplicação, levantamento e interpretação.

Currículo do ministrante: Psicóloga, professora titular do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Diagnóstico Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP -UFRGS) e do Centro de Avaliação Psicológica (UFRGS). Atual diretora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde do Instituto de Psicologia (UFRGS).

Avaliação Psicológica para Concurso Público

Ministrante: Dra. Cristiane Faiad

Descrição de conteúdo do curso: O mini curso sobre Avaliação Psicológica em Concursos Públicos abordará o objetivo, as fases, as principais normativas e os maiores desafios enfrentados nesta fase. Também será discutida a metodologia de profissiografia (estudo científico do cargo) e sua importância no processo.

Currículo do ministrante Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia Clínica e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, da Universidade de Brasília. Coordenadora do LabPAM/UnB; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica no Contexto da Segurança Pública e Privada (Grupo Perfil) e Coordenadora do Centro de Pesquisa em Avaliação e Tecnologias Sociais (Cepats). Atua em pesquisas na área de Psicometria, Avaliação Psicológica, voltadas principalmente para construção e evidência de validade de instrumentos psicológicos em diferentes contextos.

12/08/2021 – das 8:30 às 11:30 h

Título do Mini-curso: Teste de Apercepção Temática: CAT-A e CAT-H

Ministrante: Esp. Lívia Rocha.

Descrição de conteúdo do curso: O CAT-A e CAT-H tem como objetivo investigar a dinâmica da personalidade da criança em sua singularidade, de modo a compreender o mundo vivencial da criança, sua estrutura afetiva, a dinâmica de suas reações diante dos problemas que enfrenta e a maneira como os enfrenta. CAT-A – Crianças de 5 a 10 anos. CAT-H – Crianças de 7 a 12 anos.

Currículo do ministrante: Psicóloga e Neuropsicóloga. Especialista em Avaliação Psicológica (IPOG/AL). Especialista em Neuropsicologia (IPOG/AL). Especializanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Formação em Desenvolvimento da Percepção Sensorial, Psicoterapia Corporal com Criança e Adolescente, Psicoterapia em Grupo com Crianças, Psicoterapia Familiar, Psicoterapia Individual, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica em Criança, Adolescente e Adulto. Supervisão de Casos Clinicos, Facilitadora de Cursos de Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico Infantil, Interpretação do Desenho e Ludoterapia. Idealizadora do Instituto Cantinho do Psicóloga, Autora de Recursos Terapêutico da Editora Cantinho do Psicólogo e Distribuidora das Editoras Vetor, Pearson e Hogrefe.

Título do Mini-curso: Psicodiagnóstico de Adultos

Ministrante: Dra. Clarissa Marceli Trentini

Descrição de conteúdo do curso: O objetivo do curso é definir e apontar os passos ou etapas do psicodiagnóstico em adultos. Para além desses, o contexto pandêmico, a discussão dos encaminhamentos com maiores benefícios e aspectos éticos do processo também serão discutidos.

Currículo do ministrante: Profa Titular dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicopatologia (NEAPP). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq, nível 1C. Coautora de adaptações de instrumentos de medida em Avaliação Psicológica e uma das organizadoras da Coleção em Avaliação Psicológica.

Título do Mini-curso: A Avaliação Neuropsicológica: processo, métodos e indicadores clínicos

Ministrante: Dra. Maria Andréia da Nóbrega Marques (CRP 21-00188)

Descrição de conteúdo do curso: A Avaliação Neuropsicológica: processo, métodos e indicadores clínicos” são contemplados diferentes aspectos teóricos e sobre a aplicabilidade da avaliação neuropsicológica. Aborda-se os objetivos e as especificidades da avaliação neuropsicológica na infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento, como também nos diferentes diagnósticos; a operacionalização do processo; os métodos e o raciocínio clínico neuropsicológicos. Discuti-se sobre as contribuições clínicas e científicas da avaliação neuropsicológica, bem como em relação à qualificação técnica do profissional.

Currículo do ministrante: Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Especialização em Magistério Superior, Especialização em Gestalt Terapia e Especialização em Neuropsicologia. Neuropsicóloga clínica e psicoterapeuta na perspectiva gestáltica. Gerente de reabilitação do Centro Integrado de Reabilitação. Neuropsicóloga da Equipe de Neurocirurgia com Paciente Acordado do Hospital São Marcos.  Professora Adjunta da UESPI e professora do Centro Universitário Santo Agostinho. Líder e pesquisadora do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Neurociência, Neuropsicologia e Reabilitação da UESPI.

Título do Mini-curso: Avaliação Psicológica no contexto da Aviação Civil

Ministrante: MSc. Carlos Manoel Lopes Rodrigues

Descrição de conteúdo do curso: O objetivo deste minicurso é familiarizar os participantes com o contexto e procedimentos de Avaliação Psicológica no contexto da Aviação Civil para exercício de funções a bordo de aeronaves. Serão abordados os aspectos legais, éticos, técnicos e práticos da avaliação, bem como os construtos a se avaliar, instrumentos disponíveis e elaboração de documentos.

Currículo do ministrante: Psicólogo pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e Doutorando em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Professor Adjunto e Supervisor de Estágio na área de avaliação psicológica do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Pesquisador junto ao Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida – LabPam/UnB nos campos de Avaliação Psicológica, construção de instrumentos e saúde do trabalhador.

13/08/2021 – das 8:30 às 11:30 h

Título do Mini-curso: Avaliação Psicológica de Altas Habilidades/Superdotação

Ministrante: Dra. Tatiana de Cassia Nakano

Descrição de conteúdo do curso: As altas habilidades/superdotação (AH/SD) é um fenômeno ainda pouco explorado na Psicologia, especialmente pela área da avaliação psicológica, apesar da crescente demanda. Na temática uma série de desafios ainda precisam ser superados, envolvendo falta de consenso acerca da sua definição, mitos e ideias equivocadas sobre o conceito, dificuldades na identificação e avaliação dos indivíduos que apresentam indicadores de alta habilidade/superdotação, ausência de instrumentos psicológicos desenvolvidos especificamente para essa população. Tais questões têm se constituído como dificuldades para o estudo da temática e para a ampliação do atendimento adequado à essa população específica. Nesse sentido, o mini-curso tem, como objetivo, apresentar, de forma geral, os principais tópicos relacionados à temática das altas habilidades/superdotação: definições, compreensões históricas, as Leis brasileiras e os programas de atendimento. Maior ênfase será dada aos processos de identificação e instrumentos utilizados no processo de avaliação psicológica. Por fim, as diversas possibilidades de atuação do psicólogo nesse contexto serão abordadas, de modo a situar a contribuição da Psicologia para esse campo.

Currículo do ministrante: Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas. Pesquisadora produtividade nível 2 CNPq. Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência, Competências Socioemocionais e Psicologia Positiva. Presidente passado da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis, 2014-2017), membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação (Conbrasd, 2018-2020) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp.

Título do Mini-curso: Entrevista Diagnóstica para Transtornos da Personalidade (E-TRAP)

Ministrante: Dr. Sérgio Eduardo Silva de Oliveira

Descrição de conteúdo do curso: O diagnóstico de transtornos da personalidade está em um processo de transição paradigmática, passando de um modelo categórico para um modelo dimensional. De forma a tornar essa transição menos abrupta foi proposto um modelo híbrido, o qual combina ambas abordagens (categórica e dimensional). Esses dois sistemas de avaliação e diagnóstico dos transtornos da personalidade foram publicados na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). De forma a auxiliar pesquisadores e clínicos na prática diagnóstica desse tipo de psicopatologia, foi desenvolvida a Entrevista Diagnóstica para os Transtornos da Personalidade (E-TRAP). Trata-se de uma entrevista semi-adaptativa, computadorizada, desenvolvida no Brasil, e baseada nos modelos categórico e dimensional do DSM-5. Este minicurso tem por objetivos apresentar as bases teóricas da E-TRAP bem como as especificações técnicas para seu adequado uso. Serão feitas discussões sobre os conhecimentos, as competências e as habilidades necessárias para o uso da E-TRAP, bem como orientações para o uso ético e consistente dos escores e interpretações derivados da E-TRAP.

Currículo do ministrante: Sérgio Eduardo Silva de Oliveira é psicólogo (UNILAVRAS, 2009), especialista em avaliação psicológica (UFRGS, 2014), mestre em psicologia (UFRGS, 2012) e doutor em psicologia (UFRGS, 2016). Fez estágio de doutorado na University of Minnesota sob supervisão do Prof. Dr. Robert Frank Krueger. É professor adjunto do Departamento de Psicologia Clínica (PCL) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PsiCC) da Universidade de Brasília (UnB). Na UnB é o fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica Clínica (NEAPSIC) e do Serviço de Avaliação Psicológica (SAPsi). É membro associado do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e integra o consórcio internacional de pesquisadores do modelo de taxonomia hierárquica de psicopatologia (modelo HiTOP).

Título do Mini-curso: Avaliação Psicossocial Remota através de Plataforma AVAX

Ministrante: Dra. Ana Carolina Peuker

Descrição de conteúdo do curso: apresentar o conceito, contextualização nas organizações, agravantes e consequências na saúde e na segurança do trabalho dos Fatores Psicossociais do Trabalho; abordar a prática no contexto brasileiro e como se realiza o processo de avaliação e orientar sobre a elaboração de documentos por meio da plataforma AVAX PSI e exemplos de casos.

Currículo do ministrante: Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica. Realizou Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Psicologia, no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC). Foi professora do Instituto de Psicologia da UFRGS. Realizou Pos Doutorado no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (GEAPSA), do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integra a Comissão de Avaliação Psicológica (CAP) do Conselho de Psicologia do RS (CRP/07). Membro do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à COVID-19 da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). CEO da Bee Touch, uma startup de saúde mental e co-criadora da AVAX Psi, a primeira plataforma de avaliação psicológica do Brasil.

Título do Mini-curso: Teste Atenção Online (AOL): diferenciais do uso da tecnologia na avaliação da atenção.

Ministrante: MSc. Anna Carolina Neves Lance

Descrição de conteúdo do curso: O desenvolvimento de novas tecnologias tem colaborado para a transformação das atividades profissionais em diferentes áreas de atuação. Especificamente para a Psicologia, os recursos oferecidos pela informática podem trazer contribuições importantes para os processos de avaliação psicológica. A informatização de testes e instrumentos psicológicos viabiliza o levantamento de informações a respeito dos avaliados que não seriam possíveis por meio de instrumentos que utilizam lápis e papel. Além disso, garante maior padronização, precisão e agilidade nos procedimentos de aplicação e avaliação, permitindo que o psicólogo possa dedicar mais tempo na síntese das informações obtidas durante o processo de avaliação psicológica. No contexto de avaliação da atenção, os testes AOL-A (Atenção On-line Alternada), AOL-C (Atenção On-line Concentrada) e AOL-D (Atenção On-line Dividida), apresentam recursos tecnológicos como o registro de tempo de reação e da forma e sequência em que os estímulos são selecionados, além das atribuições de pontuações diferenciadas em função da ordem de execução do teste. Medidas que propiciam maior controle e compreensão da capacidade atencional do avaliado. Este minicurso tem por objetivo apresentar os diferenciais e orientações para uso dos testes Atenção On-line – AOL (Alternada, Concentrada e Dividida).

 

Currículo do ministrante: Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007), especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-HCFMUSP (2009) e Mestre (2017) em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco – USF – Campinas. Atua como pesquisadora no Departamento de Produtos e Pesquisa da Vetor Editora. Autora do teste Atenção Online (AOL) pela Vetor Editora.

Dias para o evento